🍺 Google e IA (SGE), Discover e tráfego, links internos e mais
Olá, amigos! Tudo bem com vocês?
No SEO Happy Hour de hoje temos:
🔹 Google Extended não impede uso de conteúdo para o SGE;
🔹 Google Discover tem documentação atualizada;
🔹 Google retira resultados indentados da página de resultados;
🔹 Guia de SEO para encontrar e consertar links internos quebrados.
Vamos lá?🍻
— por Rafael Simões
🎙️ OUÇA O NOVO EPISÓDIO DO NOSSO PODCAST 🎧
A versão em áudio desta newsletter já está disponível!
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Spotify: https://www.seohappyhour.com/podcast/spotify/
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
Aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho 🔔
1/4
Google Extended não impede uso de conteúdo para o SGE
Na semana passada estávamos aqui falando em nossa news como foi bacana o Google ter anunciado o Google Extended, crawler independente que permite que você bloqueie que as IAs do Google (Bard e Vertex AI) utilizem conteúdo do seu site para suas respectivas bases de dados. Porém, aí vem a surpresa: o Google Extended não impede que seu conteúdo seja usado no Search Generative Experience.
O SGE, ou Search Generative Experience, é uma experiência de busca oferecida pelo Google. Ele envolve o uso de inteligência artificial para gerar respostas e informações adicionais nos resultados de pesquisa.
De acordo com o Google, como o SGE faz parte da experiência de busca, ele não é afetado pelo Google Extended. Para evitar que seu conteúdo seja usado nos resultados do SGE, é preciso bloquear o Googlebot completamente usando o arquivo robots do seu site.
Mas, ao bloquear o Googlebot, seu site não irá aparecer nos resultados do Google. Que situação chata, né?
Francamente, esperamos que o Google reveja essa questão, pois ela acaba gerando preocupações sobre como a big tech lida com conteúdo gerado por inteligência artificial. E aí, entra naquela questão que abordamos na semana passada: a gente tem todo o trabalho para criar um conteúdo, e damos ele de graça para uma IA? Nada legal!
Conta pra gente qual sua opinião sobre esse assunto, é só responder esse e-mail ✌️
2/4
Google Discover tem documentação atualizada
A documentação do Google Discover foi atualizada para incluir as razões pelas quais o tráfego no Discover pode flutuar e não ser confiável.
🪐 O Google Discover fornece uma série de conteúdos personalizados com base nos interesses e histórico de pesquisa de uma pessoa. Ele é exibido na página inicial de dispositivos móveis e também em outras partes dos serviços do Google, como na página inicial no navegador.
Os cartões do Google Discover apresentam notícias, artigos, vídeos, histórias e outros tipos de conteúdo com base no comportamento de pesquisa e nas preferências das pessoas.
No documento atualizado pelo Google, eles inseriram os seguintes motivos para justificar a flutuação do tráfego no Discover:
🪐 Mudança de Interesses: o interesse de uma pessoa por um tópico pode diminuir, levando o Google a mostrar menos artigos sobre esse tópico, o que, por sua vez, resulta em menos tráfego para o site;
🪐 Tipos de Conteúdo: os tipos de conteúdo exibidos no Discover podem sofrer alterações. Assim como na pesquisa, as mudanças têm o propósito de apresentar o conteúdo que as pessoas estão interessadas;
🪐 Updates do Google Search: as atualizações do algoritmo de busca do Google também podem afetar o tráfego no Google Discover. Os sinais que o algoritmo busca vão definir o que será apresentado no Discover.
Infelizmente, não existe uma maneira de otimizar o seu site para evitar quedas no tráfego no Discover. Há apenas a possibilidade de deixar seu site compatível para ele, mas ainda assim você poderá sofrer as quedas. Uma boa estratégia pode ser criar conteúdo atualizado sobre tópicos que estão sujeitos a mudanças e que exigem atualização constante.
Você tem interesse em saber mais sobre o Google Discover? Se sim, responda esse e-mail com suas dúvidas 🤙
3/4
Google retira resultados indentados da página de resultados
Os “resultados indentados” ou resultados recuados eram uma característica da SERP do Google, lançada em setembro de 2021. No entanto, essa semana o Google informou que removeu oficialmente essa característica das pesquisas.
A mudança ocorreu em meio a uma grande volatilidade nos resultados de pesquisa do Google devido às diversas atualizações significativas no algoritmo do Google. Adicionando a isso a remoção de resultados ricos de FAQ e How-to, vemos que o Google está mesmo indo em direção a resultados de pesquisa mais simplificados.
No entanto, o resultado final ficou um pouco bagunçado: as páginas de resultados de pesquisa agora podem mostrar mais de dois resultados para um único site, desagrupados, conforme o exemplo abaixo:
Agora, é hora de ficar de olho para entender como essas mudanças vão impactar os sites. E claro, caprichar na estratégia de SEO para continuar garantindo bons resultados na SERP.
4/4
Guia de SEO para encontrar e consertar links internos quebrados
Os links internos quebrados podem afetar negativamente sua estratégia de SEO e a experiência de quem visita o seu site. Por isso é bem importante encontrá-los e consertá-los. Trouxemos as dicas incríveis do Search Engine Land para te ajudar nesta tarefa!
🔗 Links internos quebrados são hiperlinks que apontam para uma página inexistente em seu site (páginas que retornam erro, que não existe ou que não pode ser encontrada). As causas para os links internos quebrados podem variar e passar despercebidas, principalmente se seu site for grande. Confira as principais:
A página foi excluída ou removida do site;
Há um erro de digitação na URL do link;
Foi feita uma alteração na URL da página sem que isso fosse refletido no redirecionamento;
As páginas foram reestruturadas ou tiveram sua nomenclatura alterada durante uma migração de site.
🔗 Encontrar e ajustar os links quebrados pode parecer um detalhe. Porém, ter esse tipo de erro em seu site pode prejudicar até mesmo seu faturamento. E isso tem a ver com a experiência das pessoas e SEO:
Os links internos com texto âncora bem empregados são um sinal de classificação usado pelos motores de busca. Links quebrados podem afetar a capacidade dos motores de busca de indexar um site adequadamente. Páginas que não estão corretamente vinculadas ou são inacessíveis podem não ser indexadas, resultando em oportunidades perdidas de visibilidade nas buscas.
Além disso, uma estrutura interna bem vinculada distribui a equidade dos links em todo o site. Links quebrados interrompem esse fluxo, o que pode diminuir o valor de uma página ou até mesmo de todo o domínio.
Encontrar um link quebrado ou um erro 404 pode frustrar rapidamente os visitantes e desencorajá-los a explorar mais o site. Quando isso se repete, a confiança das pessoas em seu site com certeza diminuirá.
Para os visitantes e mecanismos de busca, um site cheio de links quebrados pode ser percebido como negligenciado ou desatualizado, levantando dúvidas sobre a qualidade e legitimidade do conteúdo. Com o tempo, essa desconfiança pode diminuir as visitas repetidas, o engajamento a longo prazo nas páginas, as conversões e até mesmo a capacidade de classificação do site.
🔗 Para identificar links internos quebrados, você pode seguir os seguintes métodos:
Verificação Manual: verificar cada página do seu site para analisar todos links internos e identificar os que não estão direcionando para a página correta. Embora seja um método minucioso, ele pode ser tedioso e impraticável para sites grandes e com muitas páginas.
Ferramentas do Google e de SEO: veja como realizar a inspeção em cada uma das ferramentas a seguir:
👉 Chrome's Inspection Feature: use o recurso de Inspeção do Chrome clicando com o botão direito em uma página da web e selecionando "Inspecionar" no menu suspenso. A guia "Console" destacará quaisquer erros 404 que indicam links internos quebrados.
👉 Google Search Console: acesse o GSC para identificar todas as páginas de erro 404 dentro da propriedade do seu domínio. A identificação desses erros implica a existência de um link interno defeituoso que leva ao erro em seu site.
👉 Google Analytics (GA4): o GA4 rastreia automaticamente respostas de erro 404. Você pode encontrar esses dados na seção "Páginas e Telas" do relatório, onde pode buscar diretamente a página de erro.
👉 Screaming Frog: esta ferramenta de rastreamento de sites é projetada para profissionais de SEO e pode escanear rapidamente um site em busca de links quebrados. Use a opção de Código de Resposta para isolar páginas de erro 404 e, em seguida, filtre por links internos para visualizar apenas problemas internos.
👉 Ahrefs: o Ahrefs oferece uma função de Auditoria de Site que destaca várias questões, incluindo links internos quebrados. O relatório detalhado segmenta os links com base em seus códigos de status HTTP, facilitando a localização e correção de erros 404.
👉 Semrush: a ferramenta de Auditoria de Site do Semrush é projetada para identificar problemas no site que podem afetar o desempenho. Isso inclui a detecção de links internos quebrados. Após executar uma auditoria, vá para a guia "Problemas" para ver a lista de links que precisam de atenção imediata.
Soluções de CMS: CMS são sistemas de gerenciamento de conteúdo, como Wordpress e Wix. Eles geralmente contam com plugins e módulos integrados que identificam links problemáticos.
🔗 Confira a seguir as dicas para não errar na hora de ajustar seus links internos quebrados:
Uma das maneiras mais eficazes de corrigir links internos quebrados, mantendo os benefícios de SEO, como PageRank, é usar o redirecionamento 301. Ele informa aos motores de busca que uma página foi permanentemente movida para um novo local.
Por exemplo, se você combinou uma página “Sobre Nós” e uma página “Conheça a Equipe” em uma única URL, todos os links anteriores para essas páginas individuais podem ser redirecionados para a nova página combinada, desde que as pessoas ainda vejam o conteúdo esperado ao clicar no link. Nunca faça um redirecionamento 301 para uma página irrelevante ou não relacionada, pois isso pode prejudicar a experiência das pessoas e as classificações do site.
Às vezes o link quebrado foi devido a um erro simples de digitação, tornando um redirecionamento não aplicável. Nesse caso, depois de identificar os links quebrados usando uma das ferramentas ou métodos mencionados anteriormente e o ponto de ancoragem do link em seu site, basta substituir a antiga URL pela URL correta ou atualizada. Teste o link atualizado para garantir que ele direcione as pessoas para o local correto.
Se o conteúdo vinculado estiver desatualizado, irrelevante ou não existir mais, geralmente é melhor remover o link completamente ou substituí-lo por um mais relevante.
🔗 Por fim, para evitar o problema de links internos quebrados futuramente, adote as seguintes práticas em seu negócio:
Realize auditorias regulares: evite que links quebrados se acumulem em seu site agendando auditorias regulares de links. A SEO Happy Hour oferece esse serviço e auxilia sua equipe a efetuar todas as melhorias que forem descobertas durante a auditoria do site.
Realize treinamentos e estabeleça diretrizes: é inegável que um certo percentual de links quebrados resultará de erros humanos. Erros podem ocorrer ao criar ou atualizar conteúdo. Portanto, é imperativo treinar os criadores de conteúdo ou qualquer pessoa responsável por mexer na parte técnica do seu site sobre a importância da criação correta de links internos. Inclua na sua empresa as noções básicas de: criar e corrigir links, com instruções específicas para o CMS utilizado pelo site em questão; verificar duas vezes as URLs; atualizar os links quando as páginas são movidas ou excluídas.
Espero que essas dicas ajudem você a se livrar dos links internos quebrados para seu site arrasar na experiência das pessoas! Qualquer dúvida, é só falar com a gente 😉
🎙️ O PODCAST SEO HAPPY HOUR JÁ ESTÁ NO AR!
O podcast SEO Happy Hour apresenta semanalmente as novidades e temas mais importantes relacionados a SEO - conjunto de técnicas de otimização para motores de busca.
Comandado pelo Rafael Simões, o podcast traz atualizações das principais empresas da área, especialmente o Google, dentre outras informações importantes para quem trabalha com Marketing e Conteúdo Digital.
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Spotify: https://www.seohappyhour.com/podcast/spotify/
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
📋 QUER MELHORAR SEUS RESULTADOS DE SEO? PODEMOS AJUDAR
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar.
Atendemos empresas de todos os tamanhos, ajudando desde a auditoria técnica do site, migração de plataforma ou domínio, estratégia de SEO, até a revisão de textos no dia a dia.
Nossa consultoria é exclusiva para as necessidades de cada negócio e com certeza vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
Entre em contato conosco respondendo este e-mail ou pelo formulário de contato.
Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🤔 DÚVIDAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES?
Você possui alguma dúvida de SEO e gostaria de ver ela respondida na próxima newsletter?
Responda esse e-mail com sua pergunta e nome e ficaremos felizes em responder você.
Você também pode usar esse espaço para fazer elogios e sugestões!
🍻 GOSTOU DO HAPPY HOUR?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Onde me encontrar: LinkedIn / Website
Se você tiver qualquer feedback ou sugestão de melhoria, não hesite em responder esse e-mail.
Use os links abaixo para compartilhar essa newsletter: