🍺 11/12: Conheça Gemini, IA do Google rival do ChatGPT, novos dados estruturados e mais
As principais notícias de SEO para você.
Olá, amigos! Tudo bem com vocês?
No SEO Happy Hour de hoje temos:
👉 Google anuncia suporte a dados estruturados de locação por temporada
👉 Mudanças na pesquisa por vídeo no Google
👉 Conheça Gemini, novo modelo de IA do Google
👉 Bard recebe sua maior atualização com Gemini Pro
✨Bônus: chegou ao fim o update review do Google
Vamos lá?🍻
— por Rafael Simões
🎙️ OUÇA O NOVO EPISÓDIO DO NOSSO PODCAST 🎧
A versão em áudio desta newsletter já está disponível!
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
Já aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho 🔔
1/4
Google anuncia suporte a dados estruturados de locação por temporada
E adivinha o que tá vindo por aí? Isso mesmo, mais dados estruturados!
O Google anunciou um novo dado estruturado para pessoas que anunciam imóveis para aluguel por temporada. A marcação, que deve ser realizada no site em que o anúncio é divulgado, chama-se vacation rental rich results e é indicada para parceiros menores, como gerentes de propriedades, que preferem uma configuração e manutenção mais simples.
A ideia é que os proprietários de sites que exibem aluguel de temporada adicionem uma nova marcação em suas páginas para fornecer informações mais ricas ao Google, permitindo que o motor de busca determine se esses aluguéis de temporada devem aparecer nos resultados de pesquisa e quais dados utilizar para enriquecer esses resultados, como localização, preços, imagens, avaliações, classificações, entre outros.
Ao utilizar o vacation rental rich results, seu anúncio pode ser exibido em listagens mais detalhadas nos resultados de pesquisa do Google.
Além disso, foi introduzido um novo relatório de resultados ricos para aluguel de temporada no Google Search Console, ajudando a monitorar e verificar a validade da marcação.
Também será possível testar a marcação usando a ferramenta Rich Results Test para confirmar imediatamente sua validade.
2/4
Mudanças na pesquisa por vídeo no Google
Quem tá sempre de olho na nossa news talvez se lembre que em abril o Google fez uma alteração na visualização de vídeos nos resultados de pesquisa tradicional. Eles definiram que o thumbnail de vídeos só apareceria nos resultados quando o vídeo fosse o tema principal da página. Dessa forma:
Agora, o Google definiu essa mesma regra para os resultados de pesquisa por vídeo. Mais uma vez, o objetivo é conectar as pessoas com o conteúdo de vídeo que estão procurando.
Para o vídeo ser considerado o conteúdo principal de uma página ele deve atender a alguns critérios:
🔹 Posicionamento na página: o vídeo deve estar na primeira dobra, ou seja, acima da parte da página que requer rolagem. Isso significa que o vídeo deve ser visível na tela sem que o visitante do site precise rolar para baixo;
🔹 Proeminência: o vídeo deve ser proeminente na página, indicando que é um elemento central e de destaque. Ele deve estar claramente em foco, atraindo a atenção dos visitantes;
🔹 Propósito principal: o principal propósito da página deve ser assistir ao vídeo. Ele não deve ser usado, por exemplo, como suporte para um texto.
Como parte dessa atualização, o Search Console terá um relatório de indexação de vídeo que indicará se o vídeo é ou não o conteúdo principal da página. Vídeos que não são o conteúdo principal serão marcados como "Nenhum vídeo indexado" no Search Console, e uma nova razão será adicionada ao relatório para explicar por que esses vídeos não estão indexados: "Vídeo não é o conteúdo principal da página".
Essa alteração pode levar a uma redução na indexação de páginas com vídeos, refletindo também na diminuição do número de impressões de vídeo nos relatórios de desempenho, relatório de indexação de vídeo e relatório de resultados ricos de vídeo no Search Console. Portanto, fique atento!
3/4
Conheça Gemini, novo modelo de IA do Google
Atenção, pois nossa aposta é que essa novidade aqui vai ser 🔥🔥🔥
Na última semana o Google apresentou o Gemini, modelo de inteligência artificial multimodal flexível, capaz de compreender e operar diferentes tipos de informações, incluindo texto, código, áudio, imagem e vídeo. Até hoje, este é o modelo mais flexível do Google, otimizado para diferentes tamanhos, incluindo Ultra, Pro e Nano.
😂 Ok, se você não manja muito do assunto pode ser um pouco difícil entender a capacidade do Gemini, mas colocando em termos mais básicos, ele funciona como um assistente muito inteligente que pode entender e trabalhar com diversos tipos de dados ao mesmo tempo.
Por exemplo, ele pode entender quando você faz perguntas difíceis e até mesmo ajudar a escrever códigos para criar coisas novas no computador. Além disso, ele é muito rápido e eficiente, podendo trabalhar em diferentes tamanhos, desde computadores grandes até celulares pequenos.
Pra ficar ainda mais simples de entender, trouxemos um compilado das principais características do Gemini:
✨ Multimodalidade: isso significa que o Gemini é capaz de entender e trabalhar com diferentes tipos de informações, como texto, código, áudio, imagem e vídeo ao mesmo tempo;
✨ Flexibilidade de tamanho: existem três versões do Gemini otimizadas para diferentes tamanhos: Ultra, Pro e Nano, o que significa que ele pode ser usado em grandes servidores, computadores normais e até mesmo em dispositivos pequenos como celulares;
✨ Desempenho Avançado: o Gemini atinge um desempenho de ponta em uma variedade de tarefas, superando os modelos anteriores em benchmarks importantes, incluindo compreensão de linguagem, tarefas multimodais e reconhecimento de imagem;
✨ Raciocínio sofisticado: ele possui capacidades de raciocínio avançadas, podendo entender informações complexas, responder a perguntas difíceis e até mesmo gerar códigos de programação;
✨ Responsabilidade e segurança: o Google enfatiza a importância da responsabilidade e segurança na criação do Gemini, realizando avaliações abrangentes para garantir que o modelo seja seguro e justo;
O Gemini está sendo lançado gradualmente em diferentes produtos e serviços do Google, começando com o assistente virtual Bard e o Pixel 8 Pro, com planos de expansão para outros produtos no futuro.
No mais, o Google está comprometido em continuar melhorando o Gemini, explorando avanços em áreas como planejamento, memória e capacidade de processamento de informações para futuras versões.
🔍 No Linkedin, o Rafael Simões falou sobre o possível impacto que o Gemini pode ter nas estratégias de SEO. Leia e já siga o Rafa e a SEO Happy Hour para ficar por dentro de todas novidades sobre essa nova IA.
4/4
Bard recebe sua maior atualização com Gemini Pro
E ainda falando do assunto do bloco anterior, o Bard vai incorporar o Gemini, e com isso será aprimorado em duas fases:
🔹 Gemini Pro no Bard: nesta fase, o Bard utiliza uma versão ajustada do Gemini Pro para realização de tarefas avançadas, como raciocínio, planejamento, entendimento e mais. Essa fase já está em vigor, e o Gemini Pro foi otimizado para oferecer maior capacidade de compreensão, resumo, raciocínio, codificação e planejamento.
Essa versão do Bard com o Gemini Pro está disponível para prompts baseados em texto em inglês, com suporte para outras modalidades em breve.
🔹 Bard Advanced com Gemini Ultra: na próxima fase será introduzido o Gemini Ultra. Esta é a versão maior e mais capaz do modelo, projetada para tarefas altamente complexas e capaz de compreender e agir em diferentes tipos de informações, incluindo texto, imagens, áudio, vídeo e código.
O Bard Advanced será lançado no início do próximo ano. Antes disso, haverá um programa de testadores confiáveis para garantir uma introdução segura e responsável.
Essas atualizações têm o objetivo de oferecer às pessoas uma experiência aprimorada de interação com a inteligência artificial, permitindo novas formas de colaboração e aprendizado.
E convenhamos, eles precisam mesmo tunar o Bard 😂 Não sei como está sendo a experiência de vocês por aí (nos contem lá no e-mail contanto@seohappyhour.com ou no Linkedin), mas por aqui sempre vemos muitas informações erradas e desconexas.
🎙️ O PODCAST SEO HAPPY HOUR JÁ ESTÁ NO AR!
O podcast SEO Happy Hour apresenta semanalmente as novidades e temas mais importantes relacionados a SEO - conjunto de técnicas de otimização para motores de busca.
Comandado pelo Rafael Simões, o podcast traz atualizações das principais empresas da área, especialmente o Google, dentre outras informações importantes para quem trabalha com Marketing e Conteúdo Digital.
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
📋 QUER MELHORAR SEUS RESULTADOS DE SEO? PODEMOS AJUDAR
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar.
Atendemos empresas de todos os tamanhos, ajudando desde a auditoria técnica do site, migração de plataforma ou domínio, estratégia de SEO, até a revisão de textos no dia a dia.
Nossa consultoria é exclusiva para as necessidades de cada negócio e com certeza vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
Entre em contato conosco respondendo este e-mail ou pelo formulário de contato.
Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🤔 DÚVIDAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES?
Você possui alguma dúvida de SEO e gostaria de ver ela respondida na próxima newsletter?
Responda esse e-mail com sua pergunta e nome e ficaremos felizes em responder você.
Você também pode usar esse espaço para fazer elogios e sugestões!
🍻 GOSTOU DO HAPPY HOUR?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Onde me encontrar: LinkedIn / Website
Se você tiver qualquer feedback ou sugestão de melhoria, não hesite em responder esse e-mail.