🍺 Dicas práticas para otimizar uma landing page, syndicated content, busca do Google e mais
Olá! Tudo bem por aí?
No SEO Happy Hour de hoje temos:
Atualização do Google sobre a tag x-default do hreflang;
Mudanças na recomendação de tag canônica para syndicate content (conteúdo distribuído);
Google planeja tornar a pesquisa mais 'pessoal' com IA e vídeos curtos;
Transformar H2 em perguntas é melhor para SEO?;
Garry Illyes dá dicas de como aumentar a velocidade de indexação de um site;
Melhores práticas para otimizar uma landing page para SEO.
Bora lá?! 🍻
— por Rafael Simões
1/6
Google planeja tornar a pesquisa mais 'pessoal' com IA e vídeos curtos
Saiu uma reportagem no The Wall Street Journal que fala sobre as alterações que o Google pretende fazer em seus resultados de busca. O objetivo dessas mudanças é responder perguntas que não podem ser facilmente respondidas pelos 10 resultados da primeira página. A ideia do Google é incorporar aos resultados conversas com inteligência artificial, vídeos curtos e postagens de redes sociais, em contraste com a tradicional lista de resultados de sites que tem sido o formato dominante há décadas.
De acordo com a reportagem, essas mudanças são uma resposta às grandes transformações na forma como as pessoas acessam informações na internet. O Google pretende tornar sua busca mais visual, de fácil consumo e pessoal.
A empresa planeja incorporar mais vozes humanas como parte dessa mudança, apoiando criadores de conteúdo da mesma forma que historicamente tem feito com os sites. A expectativa é que novos recursos sejam lançados durante a conferência anual de desenvolvedores do Google, conhecida como I/O, incluindo a possibilidade de os usuários realizarem conversas com um programa de inteligência artificial chamado "Magi".
Hoje aconteceu o Google IO, que anunciou diversas novidades dos produtos do Google, incluindo sobre o assunto acima. Confira mais informações no Linkedin.
2/6
Mudanças na recomendação de tag canônica para conteúdo distribuído
Conforme noticiado no Search Engine Land, o Google anunciou uma mudança em relação ao uso do elemento de link canônico para conteúdo distribuído. Anteriormente, o conselho do Google era exigir que os parceiros de distribuição usassem uma tag canônica para informar ao Google que o conteúdo estava sendo copiado do seu site. No entanto, o Google reconheceu que essa abordagem nem sempre evitava que o conteúdo distribuído superasse a fonte original nos resultados de pesquisa.
Agora, o Google sugere que a solução mais eficaz é bloquear a indexação do conteúdo distribuído, em vez de usar a tag canônica. Essa sugestão tem o objetivo de evitar a duplicação de conteúdo, a fim de que o Google identifique melhor o conteúdo original e o credite de forma adequada. Essa nova informação foi publicada em um documento específico sobre o assunto no site do Google.
Para quem ainda não sabe, o conteúdo distribuído (ou em inglês, syndicate content) refere-se a estratégias e técnicas utilizadas para ampliar a visibilidade e o alcance do conteúdo online. Essa abordagem envolve compartilhar e promover seu conteúdo em várias plataformas e canais diferentes, como redes sociais, guest posting, parcerias, distribuição via e-mail etc.
🤔 A dúvida que fica é: será que é possível negociar com os parceiros de distribuição esse bloqueio? Afinal, isso afetaria a própria classificação deles.
3/6
O Google atualiza documentação sobre a tag x-default do hreflang
Nesta segunda, dia 8, o Google atualizou sua documentação sobre a tag x-default do hreflang. O atributo hreflang é usado para ajudar os usuários de busca a encontrar a versão correta de uma página com base no idioma e região do usuário. O valor "x-default" é utilizado para especificar a URL neutra em termos de idioma e região de um conteúdo quando o site não suporta o idioma e região do usuário.
No post do blog, o Google destaca que o valor "x-default" é subutilizado por sites que já utilizam o hreflang para redirecionar usuários de busca à versão correta de suas páginas. Ele ressalta que o "x-default" pode ser uma ferramenta poderosa e que pode ser usado de maneiras mais abrangentes do que se pensa.
Entre as atualizações, dois pontos entram em destaque:
✅ Descoberta de URL: as URLs especificadas nas anotações "hreflang", incluindo "x-default", podem ser usadas para descoberta de URLs. Isso pode ser útil para sites grandes com estruturas complexas, onde é difícil garantir que todas as URLs localizadas no site estejam bem vinculadas.
✅ Conversões: o "x-default" pode ser usado para redirecionar usuários para páginas onde eles possam converter de alguma forma. Por exemplo, se um usuário não falante de alemão acessa uma página com um ensaio em alemão, é improvável que ele converta nessa página. Nesse caso, pode ser útil redirecionar esse usuário para outra página onde ele possa converter de alguma outra maneira.
4/6
Transformar H2 em perguntas é melhor para SEO?
O Search Pilot realizou um estudo para descobrir se transformar um H2 em uma pergunta ajuda a melhorar a classificação da página e aumentar o tráfego orgânico.
Otimizar as heading tags é uma das estratégias mais antigas de SEO usadas para melhorar a relevância das palavras-chave. Embora o Google não tenha afirmado explicitamente que as heading tags são um fator de classificação, elas são vitais para a experiência do leitor e fornecem o contexto para o conteúdo de uma página, o que pode indiretamente levar a melhorias na classificação. Essa explicação foi dada por John Mueller, do Google, durante o Webmaster Hangout em 2020.
No artigo do Search Pilot, eles destacam que normalmente o foco da otimização de heading tags fica no H1. No entanto, eles optaram por realizar o estudo com foco na otimização dos H2 em uma página de produto, utilizando o nome do produto no subtítulo e transformando a frase toda em uma pergunta.
Na imagem, o H2 da página foi transformado de “Resumo das Características” para uma pergunta “Quais são as características do [nome do produto]?”.
O teste teve uma conclusão positiva, mostrando um aumento de aproximadamente 12% no tráfego orgânico após 20 dias de execução. Ao segmentar frases de palavras-chave específicas e otimizar as H2 em formato de pergunta, foi possível melhorar a compreensão do conteúdo pelo Google.
E aí, você já usava essa técnica de perguntas no H2? Se não, está aí um bom motivo para começar a implementar e testar isso na sua estratégia de SEO.
5/6
Garry Illyes dá dicas de como aumentar a velocidade de indexação de um site
Durante uma sessão de perguntas e respostas, um dono de site questionou a indexação lenta de seu portal com mais de 16 mil páginas 😱
Gary Illyes, do Google, respondeu à dúvida, dizendo quais fatores influenciam a velocidade de indexação. Veja quais são elas a seguir:
✨ Qualidade e Popularidade: a velocidade de indexação depende da qualidade do site e de sua popularidade na internet. É recomendado que seu conteúdo seja de alta qualidade para aumentar a velocidade de indexação. Além do texto dos artigos individuais, a qualidade do conteúdo engloba o layout do site, design, integração de imagens e velocidade da página.
✨ Uso das mídias sociais: é recomendado aproveitar as campanhas nas mídias sociais para impulsionar o engajamento e a discussão sobre o site. Isso ajuda a aumentar a popularidade e visibilidade online, o que faz com que o Google priorize a indexação do site.
✨ SEO técnico: além de melhorar a qualidade e a popularidade do conteúdo, existem aspectos técnicos que afetam a velocidade de indexação e o ranking nos mecanismos de busca. O SEO técnico envolve otimizar a estrutura do site, o código e a velocidade da página para atender aos requisitos de rastreamento e indexação dos mecanismos de busca.
6/6
Melhores práticas para otimizar uma landing page para SEO
As landing pages são páginas da web projetadas com o objetivo específico de direcionar e converter visitantes em leads ou clientes, geralmente usadas em campanhas digitais. Porém, otimizando-as adequadamente, você pode aproveitá-las para receber tráfego orgânico.
Pensando nisso, reunimos as principais dicas de melhores práticas para otimização em SEO de landing pages e trouxemos pra cá de forma resumida:
🔍 Foco na pesquisa de palavras-chave
As landing pages visam converter o tráfego direcionado em leads e conversões. Portanto, escolha palavras-chave transacionais, que geralmente são palavras-chave de cauda longa.
As palavras-chave transacionais são termos de pesquisa que indicam uma intenção clara de realizar uma transação ou uma ação comercial. Por exemplo: "Comprar tênis online", "Contratar serviços de limpeza residencial" e "Inscrever-se em um curso de marketing digital".
🔍 Conteúdo e design de acordo com a intenção de busca
Entenda a intenção de busca do usuário e forneça exatamente o que ele espera encontrar. Isso evita que as pessoas abandonem sua landing page. A intenção de busca deve influenciar o design da página, o conteúdo, as imagens e até mesmo as heading tags.
Confira o que os concorrentes estão fazendo para usar como referência (não copie!) para compreender a intenção de busca para as palavras-chave que você quer ranquear.
🔍 Faça as otimizações on-page
Estruture o conteúdo utilizando otimização on-page, pois isso auxilia na hora dos mecanismos de busca classificarem sua landing page. Algumas dicas nesse sentido são:
Utilize um H1 persuasivo e que inclua a palavra-chave (use o SERP Simulator para conferir o tamanho ideal do seu título principal e meta description);
Escreva uma meta descrição sucinta e direta que informe aos usuários o que eles encontrarão na página de destino;
Use heading tags (H2, H3, H4 etc.) para organizar o conteúdo na página;
Adicione texto alternativo às suas imagens em HTML. O texto alternativo descreve as imagens de uma forma que os bots dos mecanismos de busca possam ler;
Adicione links internos relevantes usando texto âncora apropriado.
🔍 Otimize a URL
A URL ajuda a comunicar informações sobre o conteúdo que as pessoas podem encontrar na página e reflete a estrutura do site, mostrando como uma peça de conteúdo se encaixa no site como um todo. Isso auxilia os mecanismos de busca a entender melhor o conteúdo da página.
Para uma boa URL de landing page, siga as dicas abaixo:
Mantenha a URL com até 65 caracteres, de preferência entre 50 e 60 caracteres;
Use hífens para separar palavras na URL;
Use letras minúsculas na URL;
Use barras diagonais para separar conceitos;
Coloque palavras-chave importantes da landing page mais à esquerda na URL;
Lembre que a URL não apenas informa os mecanismos de busca, mas também os visitantes.
🔍 Monitore a velocidade de página e outras métricas essenciais
A velocidade de carregamento rápido da página é crucial para proporcionar uma experiência amigável para quem a visita. Um carregamento lento e inconsistente pode frustrar os usuários e aumentar as taxas de rejeição, o que pode prejudicar seus rankings nos mecanismos de busca.
Para evitar esses problemas, monitore com frequência a velocidade de carregamento da sua landing page. Além disso, tenha em mente que a análise de métricas essenciais também pode te ajudar a implementar melhorias que irão alavancar a experiência do usuário na LP.
Algumas dessas melhorias podem incluir o uso de imagens menores, a redução do número de solicitações que a página faz e a remoção de redirecionamentos desnecessários.
🎙️ O PODCAST SEO HAPPY HOUR JÁ ESTÁ NO AR!
O podcast SEO Happy Hour apresenta semanalmente as novidades e temas mais importantes relacionados a SEO - conjunto de técnicas de otimização para motores de busca.
Comandado pelo Rafael Simões, o podcast traz atualizações das principais empresas da área, especialmente o Google, dentre outras informações importantes para quem trabalha com Marketing e Conteúdo Digital.
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Spotify: https://www.seohappyhour.com/podcast/spotify/
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
📋 QUER MELHORAR SEUS RESULTADOS DE SEO? PODEMOS AJUDAR
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar. Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🤔 DÚVIDAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES?
Você possui alguma dúvida de SEO e gostaria de ver ela respondida na próxima newsletter? Responda esse e-mail com sua pergunta e nome e ficaremos felizes em responder você.
Você também pode usar esse espaço para fazer elogios e sugestões!
🍻 GOSTOU DO HAPPY HOUR?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Onde me encontrar: LinkedIn / Website
Se você tiver qualquer feedback ou sugestão de melhoria, não hesite em responder esse e-mail.
Use os links abaixo para compartilhar essa newsletter: