🍺 Canibalização de palavras-chave: o que é e como corrigir
As principais notícias e dicas de SEO da semana para você :)
Olá, amigos!
Prepare a bebida, pois o Happy Hour já vai começar 🍻
O tema da nossa newsletter de hoje é: Canibalização de palavras-chave: o que é e como corrigir.
🎬 Lembre-se de se inscrever no nosso canal no Youtube.
📲 Entre na nossa comunidade no WhatsApp.
🤝 Quer contratar nossa consultoria de SEO? Preencha o formulário.
🎙️ Ouça o nosso Podcast
Já aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho 🔔
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
📽 Vídeo Novo:
E aí, já está acompanhando os vídeos do canal no Youtube da SEO Happy Hour? Inscreva-se no canal e vire um craque no SEO 💙
👉 Canibalização de palavras-chave: o que é e como corrigir
A canibalização de palavras-chave é um problema comum em SEO, podendo impactar negativamente o desempenho de um site ao fazer com que suas próprias páginas compitam entre si nos resultados de busca.
No entanto, nem toda canibalização é prejudicial, e existem estratégias eficazes para identificá-la, corrigi-la e até preveni-la.
Com base nos textos do Success Olagboye para a Moz e, principalmente, no conteúdo do Elyson Gums para a SEO Happy Hour, exploramos a canibalização de palavras-chave para garantir que sua estratégia de SEO esteja sempre otimizada.
💀 O que é canibalização de palavras-chave?
A canibalização de palavras-chave é quando múltiplas páginas do seu site ranqueiam pelo mesmo termo de busca. Em outras palavras, elas “competem” no Google, disputando o mesmo espaço, o que leva à diluição de tráfego.
Normalmente o problema é causado por:
Criar deliberadamente diferentes páginas com a mesma palavra-chave como alvo;
Ou criar páginas com palavras-chave alvo diferentes, mas que compartilham a mesma intenção de busca;
Ter uma estrutura de links internos inadequada, o que pode levar o Google a dar mais relevância para páginas secundárias do seu site;
Criação de novas páginas ao invés de atualizar conteúdos já existentes.
Na prática, seria algo como: criar uma página chamada “A melhor newsletter de SEO” e outra chamada “Melhor newsletter de SEO em 2024”. Ou criar uma página chamada “Newsletter de SEO para se inscrever em 2024” e outra chamada “As melhores newsletters de SEO do Brasil”.
💀 Por que a canibalização é ruim para SEO?
Como o nome sugere, na canibalização, uma página “come” o tráfego das outras. Assim, a sua estratégia deixa de ser otimizada, porque você investiu tempo na criação de duas páginas, mas teria melhores resultados com apenas uma delas.
A canibalização é particularmente ruim quando as múltiplas páginas compartilham a mesma intenção de busca. Nesse caso, o site efetivamente perde tráfego orgânico, pois são duas páginas disputando o mesmo lugar.
Há situações em que as páginas competem em palavras-chave específicas, mas se complementam para outras expressões. Atualmente, páginas ranqueiam para várias palavras-chave ao mesmo tempo. Por isso, é importante fazer uma análise contextualizada das páginas canibalizadas, para ver se isso está de fato causando prejuízos ao site.
💀 Quando a canibalização não é um problema
Nem toda canibalização de palavras-chave representa um problema. Quando páginas diferentes atendem a intenções de pesquisa distintas, como um guia informativo e uma página de modelos, ambas podem coexistir sem conflito.
Além disso, quando a segmentação é geográfica, como no caso do McDonald's, onde diferentes países têm páginas específicas, a repetição da palavra-chave não afeta negativamente o SEO, pois cada página atende a um público distinto.
💀 Como descobrir a canibalização de palavras-chave
A principal forma é encontrar as páginas que almejam classificação para a mesma palavra-chave. Existem várias formas de fazer isso:
Auditoria de conteúdo: é uma avaliação para descobrir o que está funcionando e o que não está;
Pesquise com o comando “:site”: este é um comando que mostra todas as páginas do seu site que o Google indexou. Faça a pesquisa palavra+chave site:seusite.com.br. Observe os resultados e veja se há páginas que se sobrepõem;
Aplique o comando “&filter=0” à sua pesquisa: pesquise a palavra-chave no Google e adicione “&filter=0” à URL. Assim, o Google exibirá a lista completa de páginas do seu site que contêm aquele termo;
Use o Google Search Console: observe quais palavras-chave e página geram impressões e veja se há sobreposições, como uma palavra-chave gerando tráfego significativo para duas páginas diferentes.
💀 Como corrigir a canibalização de palavras-chave
Depois de descobrir as páginas e palavras-chave que estão canibalizando, você pode consolidá-las ou deletá-las.
Ao fazer isso, você indica ao Google quais são as páginas mais importantes, aprimora a relevância do conteúdo e potencialmente resolve problemas de linkagem interna.
🔹 Consolidar páginas
Significa combinar as informações de diferentes páginas em uma só, que será mais completa e relevante.
Imagine que seu site tem páginas sobre os seguintes temas:
Como ensinar truques a um cachorro;
Passo a passo de como adestrar um cão;
Como ensinar um cão a dar a patinha.
Se elas estiverem canibalizando, você pode combinar o conteúdo delas em uma página chamada “Guia completo para adestrar cães”. Esse guia será publicado na URL da página com a melhor performance em SEO. Normalmente, é a que está em melhor posição para palavras-chave importantes.
Depois, delete as outras duas páginas e adicione o conteúdo delas para a URL para a que ficou, tomando cuidado para não ficar repetitivo.
A última etapa é corrigir todos os links internos para as páginas deletadas. Substitua todos pela URL correta.
🔹 Deletar páginas
Faça isso apenas se as páginas que estão canibalizando estiverem muito desatualizadas, tiverem pouco conteúdo, ou suas informações acrescentarem pouco valor.
Antes de deletar, analise todas as palavras-chave para as quais ela ranqueia. Se houver termos relevantes para o seu negócio, mantenha a URL como está e atualize o conteúdo, focando nestas expressões.
Se deletar mesmo a página, corrija os links internos.
🔹 Usar a tag noindex
A tag noindex indica que os buscadores devem ignorar completamente aquela URL. Ou seja, ela desaparecerá completamente do Google.
Use apenas em último recurso para resolver a canibalização, já que possivelmente há formas de aproveitar aquela página de outras maneiras dentro da sua estratégia de SEO.
🔹 Usar a canonical tag
A canonical tag indica ao Google qual é a URL “prioritária”. Ela deve ser usada apenas em caso de conteúdo muito semelhante, praticamente réplica. Nessa situação, selecione a URL principal e a marque como canônica.
💀 Como prevenir a canibalização de palavras-chave?
A melhor forma de prevenir a canibalização é através de uma estratégia de conteúdo sólida para SEO.
Quando criar páginas, considere sempre a intenção de busca e compare com o que já foi publicado. Se houver similaridades, considere atualizar uma URL que já existe, ao invés de criar novas.
Além disso, faça auditorias de conteúdo constantes. A frequência depende do tamanho do seu site, mas tente fazer pelo menos uma por ano.
___
Agora que você entende o impacto da canibalização de palavras-chave e sabe como diagnosticá-la e corrigi-la, é hora de aplicar esse conhecimento na prática. Se surgirem dúvidas ou se precisar de orientações, mande na nossa Comunidade no WhatsApp da SEO Happy Hour 💙
📋 Melhore seus resultados de SEO com a SEO Happy Hour
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar.
Atendemos empresas de todos os tamanhos, ajudando desde a auditoria técnica do site, migração de plataforma ou domínio, estratégia de SEO, até a revisão de textos no dia a dia.
Nossa consultoria é exclusiva para as necessidades de cada negócio e com certeza vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
Entre em contato conosco respondendo este e-mail ou pelo formulário de contato.
Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🍻 Gostou do Happy Hour?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Acompanhe nosso trabalho:
Você pode aprender sobre SEO em todos esses lugares:
📽 Inscreva-se no Youtube: https://www.youtube.com/@seohappyhour
🍻 Linkedin do Rafael Simões: https://www.linkedin.com/in/cwbrafael
🖥️ Acesse nosso blog: https://www.seohappyhour.com/blog/
💡 Nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/company/seo-happy-hour/
📱 Instagram: https://www.instagram.com/seohappyhour
🤳 TikTok: https://www.tiktok.com/@seohappyhour
📧 Fale com a gente: contato@seohappyhour.com
🤝 Seja nosso cliente: https://bit.ly/consultoria-seo-happy-hour
⭐ Conheça O JetOctopus: ferramenta de rastreamento ideal para SEO
O JetOctopus é uma poderosa ferramenta de rastreamento e análise de logs para grandes sites, ideal para agências, profissionais de SEO e e-commerces que buscam otimização técnica e insights precisos. Confira as principais características:
Rastreamento de URLs em larga escala: capaz de rastrear milhões de URLs rapidamente, oferecendo uma visão abrangente do desempenho do site;
Análise de logs avançada: fornece dados detalhados sobre a interação dos bots dos mecanismos de busca com o site, permitindo identificar problemas e oportunidades de melhoria;
Interface intuitiva: facilita a interpretação dos dados, ajudando na tomada de decisões estratégicas para melhorar a indexação e o ranqueamento;
Alta capacidade de processamento: Lida com grandes volumes de dados sem comprometer a velocidade ou a precisão, sendo ideal para agências que gerenciam múltiplos sites.
Aqui na SEO Happy Hour já estamos usando esta ferramenta para garantir a eficiência nos trabalhos da nossa equipe 💪 Conheça o site da JetOctupos e saiba mais!