🍺 Como exatamente as AI Overviews estão impactando a sua marca?
Para gerar tráfego, você precisa otimizar o seu site para estes cenários.
Olá, amigos! Prepara a bebida que o Happy Hour vai começar!
O assunto de hoje são as polêmicas AI Overviews – aqueles resumos do Google, que aparecem no topo da página de resultados.
A gente sabe que o comportamento das pessoas no buscador muda bastante quando ele aparece. Só que os Resumos de IA mudam tão rápido que é difícil acompanhar e entender exatamente como ele está impactando os resultados de SEO de marcas e empresas.
Hoje você verá uma série de pesquisas de 2025 sobre o impacto das AI Overviews. Isso pode te ajudar a interpretar melhor os seus resultados neste ano. 🔎
Mas antes…
Quer que a gente cuide da sua estratégia de SEO → Preencha o formulário
Entre na nossa comunidade no WhatsApp
Lembre-se de se inscrever no nosso canal no Youtube
Vamos lá?
🔎 O resumão das AI Overviews
As AI Overviews são os resumos gerados por IA do Google. Quando alguém faz uma pesquisa, o Google rastreia sites, gera uma resposta e coloca os links para as fontes. Quem quiser informações detalhadas, pode clicar. Quem precisa de informações objetivas raramente o faz.
👉 Quando as AI Overviews aparecem:
Principalmente em buscas informativas;
Cada vez mais pesquisas navegacionais e comerciais ativam o recurso;
O número de resumos de IA cresceu 100% de 2024 para 2025.
👉 Quais tipos de conteúdo mais ativam as AI Overviews:
Ciência (+22%);
Saúde (+20%);
Sociedade (+18%);
Direito (+15%).
👉 Quais conteúdos menos ativam as AI Overviews:
Notícias (+3.34%);
Esportes (+2.90%);
Jogos (+2.74%).
👉 Impacto para os sites:
Queda de 34% em CTR;
Aumento de pesquisas sem cliques no Google de 56% para 69%.
👉 Sites usados para gerar as respostas
70% das citações muda a cada 2 ou 3 meses;
43% dos links são do próprio Google;
Marcas famosas são mais citadas.
Nota: todos os números são referentes aos EUA, pois as principais pesquisas do mercado são feitas lá. A realidade nem sempre se traduz 100% para o Brasil, mas os resultados podem ser usados como parâmetro para o nosso mercado também.
📉 Pesquisa 1: AI Overviews reduzem o tráfego dos sites
O que acontece: quando uma AI Overview está ativa em uma busca, páginas registram queda de cerca de 34,5% em CTR.
Impacto em SEO: aumento de impressões e queda de tráfego orgânico. Conquistar a primeira posição do Google não é mais tão importante quanto antes.
Metodologia: 15.000 palavras-chave informativas foram analisadas. Os pesquisadores compararam o CTR antes e depois do lançamento das AI Overviews.
Pesquisa completa: disponível no site da Ahrefs.
Este estudo também gerou diversos dados adicionais, que são muito interessantes. 👇
📈 Pesquisa 2: presença das AI Overviews cresce de forma acelerada
O que acontece: em janeiro, as AI Overviews apareciam em 6.49% das buscas. Em março, em 13.14%.
Impacto em SEO: as AI Overviews estarão cada vez mais presentes. Logo, sua estratégia de conteúdo e otimização de site devem levá-las em consideração.
Metodologia: 10 milhões (!) de palavras-chave foram analisadas, para ver quando e onde os resumos de IA aparecem.
Pesquisa completa: disponível no site do Semrush.
📈 Crescimento em todas as intenções de busca
O que acontece: pesquisas informativas ativam mais o recurso, não tem nem comparação com os demais. Mas, lentamente as AI Overviews passaram a ser ativadas também em pesquisas com intenção de busca comercial e navegacional.
Impacto em SEO: futuramente, as Overviews podem ser mais frequentes também para buscas comerciais, comparando diferentes produtos ou empresas. Dependendo de como acontecer, pode ser necessário revisar a sua estratégia.
🚨 Os segmentos de mercado mais impactados
O que acontece: certos nichos, como saúde, ciência e direito, ativam as AI Overviews com muito mais frequência.
Impacto em SEO: se você atua nessas áreas, será cada vez mais difícil obter bons resultados a partir de conteúdo informativo, de topo de funil.
Por que acontece: segundo os pesquisadores, algumas áreas são mais fáceis de resumir do que outras:
Em Ciência, há diversos fatos imutáveis, além de sites de alta autoridade publicando informação;
O mesmo vale para Saúde e Direito. Nestes casos, também há um volume maior de buscas informativas do que comerciais;
É o contrário de mercado imobiliário e compras, onde a intenção comercial é maior.
Metodologia: o Semrush categorizou os milhões de palavras que ativam as AI Overviews em diversas categorias, para medir o quanto cresceu.
🚨 Os segmentos de mercado menos impactados
O que acontece: Notícias, games, esportes, jardinagem, compras e mercado imobiliário ativam menos as AI Overviews (menos de 5% das palavras-chave da categoria).
Impacto em SEO: algumas empresas estão usando esses conteúdos para se “proteger” da queda de cliques.
Por que acontece: conteúdos que dependem de conteúdo em tempo real ativam menos as AI Overviews. O mesmo vale para temas onde a intenção de busca comercial é mais frequente ao usar o Google.
Historicamente, as IAs têm dificuldade para lidar com informações em tempo real. Elas também não realizam transações – ainda é necessário acessar um site para comprar. Futuramente, talvez isso mude.
📉 Pesquisa 3: buscas sem cliques aumentam com as AI Overviews
O que acontece: se uma AI Overview está presente, as pessoas tendem a não clicar em nenhum resultado de busca.
Por que acontece: há várias hipóteses, como as pessoas gostarem (e confiarem) nas informações apresentadas pelas IAs. Muitos tipos de pesquisa naturalmente não requerem cliques.
Impacto em SEO: o aumento de buscas sem cliques representa queda de tráfego para os portais. O gráfico acima apresenta o impacto para sites de notícias.
Metodologia: infelizmente, não há detalhes sobre como o estudo foi feito. Sabemos apenas que dados foram coletados da plataforma Similarweb, em dispositivos móveis e desktop nos EUA.
Pesquisa completa: disponível no site da Similarweb. É necessário se cadastrar (gratuitamente) para acessar. Um resumo, com histórico das pesquisas sem clique no Google, está disponível no site da SEO Happy Hour.
🔄 Pesquisa 4: os links das AI Overviews mudam com muita frequência
O que acontece: 70% das URLs citadas nos resumos de IA mudam a cada dois ou três meses.
Impacto em SEO: isso significa que as AI Overviews são muito mais voláteis do que a Pesquisa Orgânica. Portanto, acompanhe os resultados com frequência, pois uma “vitória” na SERP pode ter vida curta.
Metodologia: 11.000 palavras-chave foram analisadas dentro de um “índice de volatilidade”, representado no gráfico acima. Os dados foram comparados com os resultados tradicionais de pesquisa.
Resultados adicionais: muitas vezes, os textos mudam, mas as respostas continuam as mesmas. Algumas vezes, as AI Overviews mudam, mas a Pesquisa Orgânica permanece igual. 60% dos links que aparecem nas AI Overviews são de resultados que estão no top 10 do Google.
Pesquisa completa: disponível no site da Authoritas.
🤔 Pesquisa 5: o Google ama citar a si mesmo nas AI Overviews
O que acontece: 43% dos sites mencionados nas AI Overviews são do próprio Google. São links para pesquisas adicionais no buscador. Por exemplo, a palavra-chave que ativa a AI Overview é “SEO”, e aparece um link para pesquisar “melhores práticas de SEO”.
Impacto em SEO: parece que os sites acabaram de ganhar mais um competidor de peso na disputa pelo tráfego orgânico. 😅
Por que acontece: esse comportamento aumenta o número de pesquisas feitas no Google e pode influenciar o tempo de sessão no site. Tudo isso é importante para a big tech, ainda mais no momento atual, em que as LLMs não param de crescer.
Metodologia: 101.000 palavras-chave foram analisadas em cinco estados dos EUA – Colorado, Texas, California, Nova Iorque e Washington.
Pesquisa completa: disponível no site da SE Ranking.
🎯 Pesquisa 6: os fatores que influenciam as citações das AI Overviews
O que acontece: marcas que recebem muitas menções em textos e hyperlinks tendem a aparecer mais nas AI Overviews. Volume mensal de pesquisa com marca e autoridade de domínio também influenciam bastante. Métricas “tradicionais”, como backlinks, influenciam menos.
Impacto em SEO: você precisa se preocupar com os fatores “externos” ao seu site tanto quanto se preocupa com os fatores internos. Construir uma marca forte pode te ajudar a receber citações. Aparecer em listas externas, como “os melhores [seu serviço]” e na Wikipedia também.
Por que acontece: todas as plataformas de IA preferem citar marcas fortes, reconhecidas. Ser citado em outros sites parece ser uma das formas de “identificar” essa autoridade.
Metodologia: 75.000 palavras-chave foram analisadas. Depois, os pesquisadores estabeleceram duas categorias de análise (fatores “internos” e “externos” ao site). Em seguida, identificaram a correlação entre cada elemento e as marcas citadas nas AI Overviews.
Pesquisa completa: disponível no site da Ahrefs (com resumo e análise no site da SEO Happy Hour).
👀 As AI Overviews representam um risco para a sua empresa?
Muita gente está preocupada em “perder” a luta contra as IAs.
O medo é justificável, mas não estamos vendo exatamente esse cenário do lado de cá. Claro, o tráfego em geral está diminuindo, mas mesmo as áreas que estão sofrendo as maiores disrupções têm alternativas para reduzir os riscos.
Então calma, pode respirar aliviado. 😌
O Semrush criou uma “tabela de risco” explicando o que fazer em cada cenário:
Risco muito alto
Indústrias: Ciência, Saúde, Sociedade, Direito
Estratégia sugerida: Vá além do conteúdo informativo. Priorize pontos de vista únicos, comentários de experts e formatos interativos (como vídeos e ferramentas).
Risco moderado
Indústrias: Viagens, Mercado de trabalho, Educação, Eletrônicos, Internet, Telecomunicações
Estratégia sugerida: Trabalhe a sua autoridade, por meio de autoria, citações de especialistas, credenciais e links de qualidade.
Risco emergente
Indústrias: Pets, Automóveis, Finanças e Beleza
Estratégia sugerida: Prepare-se para uma SERP com muitos recursos diferentes. Foque seu esforço em IA, posicionamento orgânico, As Pessoas Também Perguntam e conteúdo multimídia.
Sem risco (por enquanto)
Indústrias: Mercado Imobiliário, Compras, Jogos, Comidas e Bebidas
Estratégia sugerida: Foque no E-E-A-T, mas monitore atentamente as AI Overviews, pois podem crescer rapidamente.
💡 Notas sobre as pesquisas
Todos os estudos que você viu nesta edição da news são confiáveis e produzidos por grandes empresas de tecnologia.
Ainda assim, você deve ter cautela antes de usar esses dados para guiar a sua estratégia.
Lembre-se sempre que:
A IA generativa é um fenômeno muito recente;
Todas as plataformas de IA mudam muito rápido;
Sabemos pouco sobre os “bastidores” das AI Overviews;
Tudo pode mudar em questão de meses;
A disrupção causada pelas AI Overviews foi bem grande, o que gera debates muito polarizados, especialmente nas redes, o que dificulta saber qual fonte seguir;
Não existem fontes “oficiais” dos dados, nem formas de analisar especificamente o impacto de cada site. O Google não “separa” os cliques gerados pelas AI Overviews e Pesquisa Orgânica nos sites.
Ou seja, faça uma análise crítica de tudo o que aparecer na sua tela antes de mudar a estratégia da sua empresa. Inclusive, recomendamos duvidar até do próprio Google.
___
Esperamos que tenha gostado das dicas de hoje! 💙
Se você precisa de apoio na sua estratégia de SEO para lidar com as AI Overviews → Entre em contato.
Para não perder nenhuma novidade → faça parte da nossa comunidade no WhatsApp.
📋 Melhore seus resultados de SEO com a SEO Happy Hour
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar.
Atendemos empresas de todos os tamanhos, ajudando desde a auditoria técnica do site, migração de plataforma ou domínio, estratégia de SEO, até a revisão de textos no dia a dia.
Nossa consultoria é exclusiva para as necessidades de cada negócio e com certeza vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
Entre em contato conosco respondendo este e-mail ou pelo formulário de contato.
Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🍻 Gostou do Happy Hour?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Acompanhe nosso trabalho:
Você pode aprender sobre SEO em todos esses lugares:
📽 Inscreva-se no Youtube: https://www.youtube.com/@seohappyhour
🍻 Linkedin do Rafael Simões: https://www.linkedin.com/in/cwbrafael
🖥️ Acesse nosso blog: https://www.seohappyhour.com/blog/
💡 Nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/company/seo-happy-hour/
📱 Instagram: https://www.instagram.com/seohappyhour
🤳 TikTok: https://www.tiktok.com/@seohappyhour
📧 Fale com a gente: contato@seohappyhour.com
🤝 Seja nosso cliente: https://bit.ly/consultoria-seo-happy-hour