🍺 29/10: 12 passos para uma estratégia de SEO campeã, 5 ações para se recuperar do HCU e mais
As principais notícias e dicas de SEO da semana para você :)
Olá, amigos! Prepara a bebida que o Happy Hour vai começar!
Caso queira ler na web, basta clicar no título acima porque o conteúdo ficou grande e não cabe tudo em um e-mail 🙈
Antes de iniciarmos com os shots, inscreva-se no canal do YouTube 👈
🥃 Shots de SEO
Google vai desativar caixa de pesquisa de sitelinks
Textão ou curto? Google diz qual tamanho ideal de um conteúdo
👉 Assuntos Principais
12 passos para montar uma estratégia de SEO campeã
5 ações para se recuperar do Helpful Content Update (e 3 coisas que não resolvem nada)
Aprenda a criar landing pages que aumentam conversões e impulsionam SEO
Vamos lá?
🎙️ Ouça o novo episódio do nosso Podcast
Já aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho 🔔
🎧 Ouça o Podcast na sua plataforma favorita:
Apple Podcast: https://www.seohappyhour.com/podcast/apple/
🥃 Shots de SEO
🥃 Google vai desativar caixa de pesquisa de sitelinks
É isso aí! A caixa de pesquisa de sitelinks vai deixar de existir a partir de 21 de novembro. A informação veio do próprio Google. Mas não é preciso se preocupar em retirar dados estruturados, a mudança será puramente visual.
A caixa de pesquisa de sitelinks foi lançada em 2014 e permitia realizar buscas específicas em sites diretamente da página de resultados do Google. A big tech disse que o recurso tem sido pouco utilizado e que a remoção não afetará os rankings de pesquisa ou a exibição de outros sitelinks.
Com o fim do recurso, o Google realizará duas atualizações:
Remoção do relatório de resultados avançados do Search Console para a caixa de pesquisa de sitelinks;
Teste de resultados ricos não mostrará mais a marcação relacionada.
🥃 Textão ou curto? Google diz qual tamanho ideal de um conteúdo
Uma pessoa no Linkedin resolveu perguntar para o John Mueller, do Google, se existe um tamanho ideal de conteúdos para ranquear bem nas buscas. A resposta do porta-voz foi a seguinte:
“Não há um tamanho de conteúdo universalmente ideal. Concentre-se em trazer valor único para a web em geral, o que não significa apenas adicionar mais palavras”.
É claro que a resposta gerou mais questionamentos, já que muitos sites ainda perdem na classificação para portais como o Reddit. Uma pessoa disse que o Google deveria ser mais claro quanto ao que significa o “valor único” de um conteúdo.
Porém, Mueller se manteve firme. Ele disse que não existe uma receita para produzir conteúdos únicos, e que a melhor forma de alcançar isso é escrevendo para as pessoas e não para os bots.
Com certeza tudo seria bem mais fácil se o Google fosse mais assertivo na hora de dizer porque sua página não está ranqueando bem, ou no que você pode melhorar. Porém, não vemos ele fazendo isso tão cedo. Por isso é importante ter por perto bons profissionais de SEO que conseguem “adivinhar” os problemas.
⭐ Conheça O JetOctopus: ferramenta de rastreamento ideal para SEO
O JetOctopus é uma poderosa ferramenta de rastreamento e análise de logs para grandes sites, ideal para agências, profissionais de SEO e e-commerces que buscam otimização técnica e insights precisos. Confira as principais características:
Rastreamento de URLs em larga escala: capaz de rastrear milhões de URLs rapidamente, oferecendo uma visão abrangente do desempenho do site;
Análise de logs avançada: fornece dados detalhados sobre a interação dos bots dos mecanismos de busca com o site, permitindo identificar problemas e oportunidades de melhoria;
Interface intuitiva: facilita a interpretação dos dados, ajudando na tomada de decisões estratégicas para melhorar a indexação e o ranqueamento;
Alta capacidade de processamento: Lida com grandes volumes de dados sem comprometer a velocidade ou a precisão, sendo ideal para agências que gerenciam múltiplos sites.
Aqui na SEO Happy Hour já estamos usando esta ferramenta para garantir a eficiência nos trabalhos da nossa equipe 💪 Conheça o site da JetOctupos e saiba mais!
📽 Vídeo Novo:
E aí, já está acompanhando os vídeos do canal no Youtube da SEO Happy Hour? Inscreva-se no canal e vire um craque no SEO 💙 Na última semana postamos vídeos sobre:
Conteúdo duplicado: como resolver para não prejudicar seu site e SEO
O que é conteúdo evergreen e como manter ele relevante ao longo do tempo
👉 Assuntos Principais
👉 12 passos para montar uma estratégia de SEO campeã
O básico de SEO é otimizar sites para mecanismos de busca. Mas, hoje em dia não adianta ser só basiquinho. 👀
Mais do que trabalhar nos sites, você também precisa entender as necessidades da audiência e oferecer as melhores soluções para elas.
Quando você acerta a mão na estratégia, ganha:
✨ Mais tráfego orgânico
✨ Visitantes qualificados
✨ Economia no seu setor de marketing
E hoje vamos compartilhar os 12 passos que vão te dar as maiores chances de bater a concorrência no Google. 😎
Elas foram compartilhadas por Loren Baker, do Search Engine Journal. Abaixo você vê uma tradução, com adaptações para o mercado brasileiro.
P.s.: são várias ações, então dá trabalho implementar. Se você precisar de apoio em alguma etapa, entre em contato com a gente através do nosso formulário.
🏆 1. Defina seus KPIs
KPIs, ou Key Performance Indicators, são as métricas para definir o sucesso da estratégia. Elas ajudam a entender se você está perto dos seus objetivos, ou se ainda está longe e precisa recalcular a rota.
Alguns KPIS de SEO que vale a pena observar são:
Visibilidade no Google, incluindo em recursos como AI Overviews ou resultados ricos;
Tráfego orgânico;
Ranqueamento de palavras-chave;
Pesquisas por marca;
Usuários novos e recorrentes;
ROI;
Páginas por sessão;
Engajamento;
Erros de rastreamento;
Métricas de Core Web Vitals.
Pense também em formas de calcular o impacto de SEO no negócio. Ou seja, quanto dinheiro entra através de pesquisas no Google.
É uma boa ideia conhecer modelos de atribuição para encontrar as melhores formas de classificar os leads e negócios vindos de SEO.
🏆 2. Seja realista
Não adianta começar a fazer SEO hoje e esperar a primeira página amanhã. Ou esperar que 90% dos seus visitantes vão converter…
SEO é uma estratégia de longo prazo. O mercado tipicamente trabalha com 3 a 12 meses para ver retorno, mas é praticamente impossível definir um prazo exato.
Algumas ações até conquistam resultados mais rápidos, mas no geral a estratégia demora um pouco para se pagar mesmo.
Você precisa alinhar essa expectativa dentro da sua empresa. Todos os envolvidos precisam segurar a ansiedade, respirar fundo e seguir nas implementações.
Um detalhe que impacta no “resultado percebido” de SEO é a falta de mensuração. Por exemplo, é comum as pessoas verem seu site na Pesquisa Orgânica, mas fecharem a compra só depois de ver um anúncio.
Dependendo do seu modelo de atribuição, essa conversão é creditada inteiramente para mídia paga, mas SEO pode ter impactado o visitante. Por isso o passo 1, de definir KPIs e modelos de atribuição, é tão importante.
🏆 3. Faça uma auditoria de SEO
Agora chegou a hora de colocar as mãos na massa!
A auditoria de SEO é uma análise que gera uma lista com tudo o que você precisa melhorar no site para ter resultados.
Você deve analisar vários aspectos, como:
Histórico do domínio;
Elementos de SEO on-page, como headlines, palavras-chave e links internos;
Estrutura de conteúdo, qualidade de texto e dos visuais da página;
Conteúdo duplicado;
Elementos de SEO técnico, como sitemaps, robots.txt;
Uso de tag hreflang para sites internacionais.
Olhando pra tudo isso, você consegue entender melhor como priorizar as tarefas, onde alocar recursos, e tem uma noção melhor de tempo para ver resultados.
#jabá Recomendamos sempre o apoio de consultorias especializadas nessa etapa. Essa auditoria é complexa e precisa entender do assunto para descobrir o que realmente está impedindo de crescer. Clique aqui e conheça os serviços da SHH!
🏆 4. Faça uma pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são os termos que as pessoas pesquisam no Google.
E a pesquisa de palavras-chave é um mapeamento dos termos mais relevantes para o seu negócio. Por meio dela, você descobrirá como as pessoas pesquisam pelos seus serviços, e onde deve alocar os seus esforços.
Nessa pesquisa, você deve considerar o seguinte:
É o motivo pelo qual alguém usa o Google.
Às vezes é para descobrir uma informação, às vezes é para comprar algum produto.
Por exemplo, imagine que você é uma loja de sapatos:
Quem digita “como cuidar de um tênis de corrida” dificilmente quer comprar um tênis novo, então você pode até ter tráfego com essa expressão, mas dificilmente terá vendas;
Quem digita “melhor tênis de corrida” quer conhecer diferentes modelos, então você tem mais chances de vender aqui.
O objetivo de toda loja é vender, mas você não precisa focar *só* nas palavras-chave de vendas. Para construir visibilidade e autoridade, o ideal é focar em palavras-chave com várias intenções de busca.
Ferramentas para analisar palavras-chave
São plataformas com dados do que as pessoas pesquisam no Google. É ali que você encontrará os termos que o seu público pesquisa.
Existem várias opções. As mais completas são pagas, mas se você não quer ou pode gastar com isso agora, pode começar pelo Google Trends ou AlsoAsked.
Volume de busca
É a quantidade de vezes que um termo é pesquisado por mês. É um dado que aparece nas ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Normalmente, quanto maior o volume de busca, maior é a concorrência.
Você deve considerar essa métrica na sua pesquisa, mas não deve se guiar somente por ela. Inclusive, em muitos casos vale a pena abordar palavras-chave com zero volume de buscas.
Se for relevante para o seu público-alvo, priorize, independentemente do que dizem as ferramentas de pesquisa.
Palavras-chave de cauda longa
São termos de busca altamente específicos. Normalmente, são frases longas, como “melhor restaurante vegano em Curitiba”.
Essas palavras têm menor volume de busca e menor concorrência, mas atraem um público altamente qualificado e específico, com maiores chances de conversão.
🏆 5. Defina suas páginas mais valiosas
Elas são o craque do seu time. São as páginas que geram mais leads e mais vendas.
Normalmente são a home do seu site, as páginas de serviço, ou as que tem um CTA que está dando certo. Em e-commerces, são as páginas dos seus principais produtos, ou as páginas de categorias que geram mais receita.
O objetivo principal da sua estratégia será melhorar essas páginas e abordar palavras-chave relacionadas a elas.
🏆 6. Atualize seu conteúdo
O Google está priorizando cada vez mais conteúdo atual, útil, original e de qualidade.
A questão é que sites passam por um processo de decadência de conteúdo, que é natural. Você posta algo, os meses passam, o mercado muda, e a página fica velha.
Você precisa de uma estratégia para monitorar o conteúdo, impedir que entre em decadência, e atualizá-lo quando isso acontecer.
Inclusive, ensinamos como fazer em uma edição passada da newsletter!
🏆 7. Melhore a experiência de página
Experiência de página é o quanto o seu site é agradável para quem visita.
Se o site é lento, as coisas mudam de lugar enquanto carregam, está cheio de anúncios, e aparece pop-up toda hora, a experiência é ruim.
Se o site é rápido, tem estabilidade visual, os anúncios não atrapalham o conteúdo e não são invasivos, a experiência é boa.
O Google faz essa análise na hora de classificar as páginas. Quando você melhora os aspectos técnicos e de design do site para torná-lo mais agradável, tem mais chances de aparecer nas primeiras posições.
🏆 8. Analise seus concorrentes
É clichê, mas é verdade: mantenha seus amigos próximos, seus inimigos mais ainda. 👀
Observe os seus concorrentes e saiba o que eles estão fazendo em SEO. Não copie as estratégias deles, mas inspire-se no que está dando certo e aproveite as brechas que eles não estão vendo.
As principais ferramentas pagas de SEO do mercado permitem fazer essas análises de forma bem simples. Você simplesmente adiciona os domínios dos concorrentes e pode ter uma visão de quem está melhor no Google.
Você pode fazer isso para descobrir quais páginas estão melhores que as suas, se há palavras-chave que eles abordam e você não, e identificar tendências de mercado.
Se você caiu e os seus concorrentes não, talvez seja algum problema no seu site. Se todo mundo cair na mesma proporção, pode ser alguma sazonalidade ou mudança de mercado.
É importante saber disso para tomar decisões de forma mais assertiva.
🏆 9. Construa autoridade
A sua marca deve existir além do Google. Isso faz com que a sua empresa seja reconhecida e vista como autoridade, e também permite que você adquira backlinks.
Aqui, um ponto polêmico: muita gente compra backlinks para tentar construir essa autoridade de forma artificial. Não acreditamos nisso aqui na SEO Happy Hour.
Nós não oferecemos serviços de venda de backlinks e indicamos aos nossos clientes que eles adquiram links de forma natural.
Algumas formas de construir autoridade e backlinks de forma natural são:
Crie uma newsletter;
Compartilhe pesquisas e conteúdo original que interessa ao seu mercado;
Faça networking e participe de eventos;
Produza conteúdo em outros canais da sua marca, como LinkedIn ou YouTube;
Colabore com especialistas da sua área de atuação;
Monte uma estratégia de marketing de influência.
Fazemos a maioria dessas ações aqui na SHH e indicamos esse mesmo caminho aos nossos clientes. 😉
🏆 10. Alinhe SEO com as outras áreas da sua empresa
SEO não existe em um vácuo. Pelo contrário: a área interage diretamente com várias outras, como marketing, vendas, produto, desenvolvimento, e muito mais.
Inclusive, provavelmente as pessoas dessas áreas podem te ajudar a chegar no topo do Google e você nem sabia, viu?
Pensa só:
Sua equipe comercial entende o seu público melhor do que ninguém;
A equipe de produto sabe exatamente quais ferramentas mais interessam;
Seu time de marketing pode dar muito apoio na produção de conteúdo;
Os desenvolvedores têm o conhecimento técnico necessário para tornar o site mais rápido.
Quando tudo isso está alinhado e funcionando junto, a otimização do site se torna mais rápida (e os resultados de SEO também).
E isso vale até para quem tem parceiros externos de SEO, como agências ou consultorias. Nesses casos, é importante ter canais de comunicação e troca de ideias com as pessoas-chave da empresa.
🏆 11. Alinhe SEO com o seu funil de vendas
O funil de vendas ou jornada de compra é a trajetória que as pessoas fazem até adquirir os seus produtos.
Normalmente, tem três etapas:
Topo, quando a pessoa está pesquisando um problema;
Meio, quando a pessoa está navegando por todas as soluções disponíveis no mercado;
Fundo, quando está decidida a fazer uma compra e está terminando de escolher.
Esses processos não são lineares. Na prática, parece menos com um funil, e mais com aqueles canudos que ficam dando várias voltas, porque demora bastante pra passar pelo meio.
Uma das grandes vantagens de SEO é fazer parte de todas as etapas desse funil.
Você pode escrever blog posts para palavras-chave de topo de funil, como “benefícios de praticar corrida de rua”;
Pode criar guias que apresentam os seus produtos como solução para os problemas da audiência, como “guia para escolher o melhor tênis de corrida”;
Pode otimizar as suas páginas de produto e categoria, para que os tênis de corrida da sua loja apareçam no Google para pesquisas como “tênis de corrida 2024”, que são de fundo de funil.
Você pode até otimizar artigos que funcionam para quem já passou por todas as etapas do funil, como dicas para cuidar bem de um tênis de corrida.
🏆 12. Analise e reporte os resultados
Tão importante quanto fazer, é mostrar que fez – e comprovar com dados que está dando certo.
Lembra que lá no passo um do guia você definiu uma série de KPIs?
Faça um relatório todos os meses sobre eles, registrando o quanto você cresceu ou caiu em cada um.
As principais fontes de dados são o Google Search Console e Analytics. Mas você também pode incluir análises de ferramentas pagas de SEO e até dados do seu CRM, dependendo do modelo de atribuição escolhido.
Fazendo isso você saberá:
Onde está acertando;
O que pode escalar;
Onde precisa melhorar;
Se precisa mudar a alocação de recursos;
Se precisa contratar mais pessoas ou investir mais tempo em certas estratégias.
Esses relatórios também te ajudarão a defender a estratégia dentro da empresa e a planejar os próximos passos.
__
Fazer SEO é bom, mas dá trabalho. 😂
E esse é só o começo! Depois de montar a estratégia, você precisará se organizar para implementar tudo. Provavelmente também terá que adaptá-la ao longo do ano.
Vamos supor que você vai começar agora. Será que na Black Friday do ano que vem o cenário do seu site será o mesmo? E se houver um boom na sua área, como você vai capitalizar através do posicionamento no Google?
Um olhar atento para a estratégia de SEO trará respostas a todas essas perguntas.
E, como já falamos, fica muito mais fácil tendo o apoio de especialistas. Por isso, mande uma mensagem para entender o que podemos fazer pelo seu site. 😉
👉 5 ações para se recuperar do Helpful Content Update (e 3 coisas que não resolvem nada)
Seu tráfego caiu bruscamente por volta de outubro ou novembro de 2023? Talvez tenha até caído mais ainda em março e abril de 2024…
Provavelmente foi culpa do Helpful Content Update – o HCU, ou Atualização de Conteúdo Útil.
Resumindo a história: em outubro e novembro de 2023, o Google atualizou o que entende por “conteúdo de alta qualidade”. Quem não se encaixa na definição, perdeu tráfego.
Veja abaixo as polêmicas que aconteceram depois da atualização:
👉 Recuperação do HCU leva tempo, segundo porta-voz do Google
👉 Até março de 2024, nenhum site havia se recuperado
👉 Em março e abril houve atualizações importantes de conteúdo útil no Google;
👉 O Google prometeu mais visibilidade para sites que produzem bom conteúdo
👉 O Core Update de agosto veio com a promessa de recuperar tráfego
👉 Mesmo assim a recuperação ainda era incerta
👉 Alguns sites cresceram, outros despencaram
O especialista em SEO Leigh Stark, do Search Engine Land, passou por toda essa experiência e detalhou os passos que ele fez para voltar a crescer.
As dicas estão bastante alinhadas com o nosso guia de recuperação do HCU e com a abordagem que usamos com os nossos clientes. E também estamos vendo esse crescimento! 📈
📈 Avalie o seu conteúdo rigorosamente
O primeiro passo é fazer auditorias de conteúdo e de SEO on-page.
Analise os aspectos do seu site de forma objetiva e compare com os concorrentes. Pode ser que a sua experiência de página, recursos e conteúdo sejam bons, mas não bons o bastante para as palavras-chave que você quer ranquear.
Faça uma análise geral do seu site e observe se:
As informações estão atualizadas;
A estrutura de página é de fácil leitura e navegação;
Se está cobrindo os principais tópicos relacionados ao assunto principal;
Se está agregando informações novas, ou novos pontos de vista àquele tema;
Se a estrutura de linkagem interna está adequada;
Se os links externos são realmente úteis.
Normalmente, nem todas as páginas do site tem alta qualidade. Na verdade, é só a minoria, o restante é regular ou ruim. E a proporção de conteúdo bom vs. ruim tende a piorar em sites maiores.
É esse tipo de conteúdo ruim que prejudica o crescimento.
Para resolver, você precisa:
Encontrar as “maçãs podres” do seu site;
Melhorar, deletar, redirecionar, ou desindexar essas páginas.
📈 Seja útil
Bom, está no nome do update, né?
Então o que você deve fazer é testar formas de tornar seu site mais útil.
Alguns exemplos:
Adicione um índice com links para cada subtítulo do texto. Há diversos plugins de table of content simples de configurar;
Organize o conteúdo de forma lógica, direta e simples de entender. Use heading tags (h2, h3, h4, etc.) para organizar as informações;
Adicione descrições a páginas de categoria ou de tags para que elas tenham utilidade aos visitantes.
Pense sempre que as pessoas pesquisam no Google para responder alguma dúvida ou buscar ajuda. Pode ser aprender a preencher o imposto de renda, escolher uma camisa nova, ver os resultados do futebol, um tutorial pra consertar o chuveiro, como faz pra passar de fase no videogame, essas coisas.
O objetivo é o seu site oferecer respostas de alta qualidade mais facilmente.
📈 Seja transparente e não minta
O Google está cada vez melhor em detectar os famosos migués na hora de atualizar o site.
É aquele conteúdo que você finge que atualizou, mas só trocou a data de 2024 para 2025…
Aquele backlink suspeito que você comprou pra ter mais autoridade…
Aquele “novo autor” do seu site que nem existe de verdade…
Ao invés disso:
Seja transparente
Realmente trabalhe no seu site.
Fuja das cortinas de fumaça e dos atalhos, por mais tentadores que eles pareçam.
📈 Resolva os problemas técnicos
Melhorar o conteúdo é importante, mas só isso NÃO basta.
Você precisa resolver as páginas com erros e melhorar a performance do seu site também.
Comece pelo Google Search Console. Abra o seu relatório de indexação e solucione problemas como erros 4xx, 3xx, canonização de páginas, erros de rastreamento e indexação, entre outros.
Ferramentas de SEO também podem te ajudar a encontrar esses erros.
Revise também o código do site, robots.txt e sitemap.
📈 Fortaleça a sua marca
Quando o branding é bem feito, você se torna mais popular e isso também pode se refletir no Google através das pesquisas por marca.
Além dessa vantagem, alguns especialistas sugerem que a autoridade pode estar relacionada com as quedas de tráfego no HCU. Afinal, essa seria uma forma simples de identificar sites que postam informações confiáveis. Tom Capper, da Moz, fez essa análise.
De fato, muitos donos de sites “menores ou independentes” reclamaram de perder espaço para gigantes do mercado editorial, como a Forbes.
E na atualização de agosto de 2024, o Google mencionou que estava monitorando especialmente a situação de domínios independentes.
Não quer dizer que você precisa sair comprando outdoors ou aparecendo na TV ou em rádios, mas simplesmente que você deve construir a sua marca fora do Google também.
❌ 3 coisas que não ajudam
Tão importante quanto saber o que fazer, é saber o que evitar.
Muita gente fala que dá certo, mas na prática, não tem substância:
👉 Reclamar do Google na internet
👉 Preencher o formulário de feedback do Google
👉 Comprar backlinks
Tudo isso são distrações que tiram tempo do que mais importa – revisar o site, fazer testes e atualizar o que for necessário.
📈 Converse com profissionais com experiência real
Resolver problemas causados pelo HCU é uma tarefa bem complexa. Como você viu, as dicas são simples, mas não são realmente fáceis de executar…
Por isso, procure profissionais de SEO que entendam as demandas do seu site. Busque aqueles que:
👉 Tem experiência comprovada
👉 Compartilhem resultados de forma transparente
👉 Foquem nas estratégias que realmente dão certo.
A SEO Happy Hour faz tudo isso e ficaremos felizes em ajudar seu site a voltar a crescer. 😁 Basta enviar uma mensagem através do nosso formulário de contato.
👉 Aprenda a criar landing pages que aumentam conversões e impulsionam SEO
As landing pages são essenciais para estratégias de marketing digital, sendo úteis para:
Gerar leads qualificados;
Aumentar as conversões;
Oferecer uma experiência personalizada;
Promover novos produtos/serviços.
Agora, imagine ter landing pages que atraem tanto visitantes orgânicos quanto pagos e que são projetadas para converter. Incrível, né?
Com testes e dados, o Marcus Miller criou um modelo de landing page eficaz, e publicou tudo isso lá no Search Engine Land. Nós trouxemos tudo para cá, em português, para que você possa aplicar essa estratégia no seu trabalho também.
Vamos lá?
✨ Otimizar landing pages é importante para SEO
A otimização de landing pages é importante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Essas páginas, que podem ser acessadas diretamente ou através de outras jornadas do cliente, representam o ponto de contato final entre a sua marca e o consumidor.
É aqui que você precisa converter visitantes em clientes, oferecendo uma experiência que os convença a realizar a ação desejada.
Uma página bem otimizada não apenas gera um bom ranqueamento nos resultados de busca, como também promove um alto nível de engajamento e direciona o tráfego qualificado para o seu negócio.
Ao criar uma landing page eficaz, você estará aumentando suas chances de conversão e garantindo o sucesso da sua estratégia de marketing digital.
✨ 10 elementos para uma landing page perfeita
Uma landing page deve comunicar o cliente sobre como a empresa pode resolver os problemas dele ou ajudá-lo a atingir seus objetivos.
E isso precisa ser feito de forma rápida e eficaz, sem lenga lenga.
Para chegar nesse objetivo, vamos aprender os 10 elementos de uma landing page perfeita. Lembrando que esse é um modelo, e nem todos elementos são obrigatórios, vai depender do seu nicho.
Agora sim, vamos aos elementos!
1️⃣ Cabeçalho
O cabeçalho é a primeira coisa que o visitante vê quando abre sua LP. Portanto, você tem cerca de 10 segundos para causar uma excelente primeira impressão 😎
Aqui você deve deixar claro o que oferece, como isso melhora a vida dos seus clientes e como eles podem adquirir seu produto/serviço.
Os componentes do cabeçalho são:
Título: deve ser claro e conciso, definindo o problema que você resolve. Lembre-se de abordar o ponto principal da dor do cliente, ou o objetivo dele, com o menor número de palavras possível;
Subtítulo: uma linha curta que explica o que sua empresa oferece e quais os benefícios que você tem;
CTA: deve ser um botão visível que direciona os visitantes a tomar uma decisão, como "compre agora" ou "obtenha um orçamento". Se a landing page for destinada a leads que estão no meio da jornada de compra, considere um CTA transacional, pedindo um e-mail ou oferecendo desconto;
Imagem principal: use um recurso visual, seja imagem ou vídeo, para capturar a atenção do visitante e reforçar sua mensagem. Pode ser uma foto ou vídeo do produto ou do estilo de vida que você quer proporcionar.
👉 Não é um problema se o visitante não converter logo aqui no início. O cabeçalho deve ser apenas impactante e claro o suficiente para que ele tenha interesse em continuar visualizando a LP.
2️⃣ A seção do problema
Na seção do problema você precisa descrever os riscos que o visitante terá ao não comprar seu produto. Para te ajudar nisso, pense nas seguintes perguntas:
O que você está ajudando o cliente a evitar ou superar?
Qual o custo de não usar sua solução?
A ideia é descrever o problema, de forma breve, e em seguida, enfatizar as consequências de não lidar com esse problema. Isso causa uma sensação de urgência.
3️⃣ A seção de solução
O autor chama essa seção de "terra prometida", porque é onde você irá descrever sua proposta de valor.
Seja claro em como seu produto/serviço vai ajudar a cliente. Descreva o "mundo perfeito" que o visitante pode alcançar ao converter.
Uma dica é usar uma lista de benefícios — destaque de 3 a 4 benefícios ou resultados que seu cliente vai experimentar ao escolher seu produto ou serviço.
4️⃣ Construção de confiança
Para construir confiança, é preciso demonstrar:
Empatia, mostrando que você entende como o cliente se sente;
Autoridade, mostrando que você tem a experiência necessária para ajudá-lo.
Por exemplo, a SEO Happy Hour poderia escrever:
"Sabemos que é frustrante produzir conteúdo e não conseguir boas classificações e visibilidade. Por isso, temos mais de 10 anos de experiência em SEO para te ajudar a conquistar uma presença online sólida".
Nesta seção inclua:
Declaração de empatia, curta e simples, que demonstre como você compreende e pode ajudar com o problema;
Depoimentos de clientes que demonstrem como sua empresa ajudou;
Logotipos e emblemas de confiança, como certificações que criem credibilidade.
5️⃣ Um plano de 3 etapas
O plano de 3 etapas deve mostrar ao cliente como é fácil trabalhar com você e obter resultados. Veja no exemplo:
Etapa 1: Agenda uma consulta (o que o cliente precisa fazer);
Etapa 2: Criamos um plano personalizado (como sua empresa vai ajudar);
Etapa 3: Comece a expandir seu negócio (o resultado desejado).
Essa parte da landing page deve ser visualmente atraente e possibilitar uma leitura rápida.
6️⃣ A seção explicativa
Alguns produtos exigem mais informações para fisgar o cliente, e é para isso que existe a seção explicativa. Aqui você vai usar um parágrafo ou elementos como FAQ e menus suspensos, para explicar sua oferta e responder dúvidas.
Use a seção para reforçar os benefícios do seu produto/serviço, usando uma linguagem simples, sem jargões ou termos técnicos. Conte com a ajuda da equipe de vendas para entender quais os principais empecilhos na jornada de compra, assim você pode solucioná-los aqui.
7️⃣ Vídeo (opcional)
Algumas pessoas preferem ver informações por meio de vídeos. Assim como alguns produtos e serviços exigem esse tipo de mídia para mostrar seu potencial.
Se esse for o seu caso, confira algumas recomendações para o uso de vídeos em landing page:
Tempo: mantenha o vídeo curto, de 1 a 3 minutos;
Engajamento: os primeiros 30 segundos devem ser atraentes e instigantes para que as pessoas continuem assistindo;
Hospedagem: use um site profissional de hospedagem para não prejudicar o carregamento.
8️⃣ Preço
Colocar o preço na landing page é opcional, pois depende do nicho da empresa e tipo do produto. Porém, saiba que ao não colocar, você está correndo um grande risco de perder possíveis clientes! Afinal, todo mundo já entendeu que esse negócio de “preço no inbox” é chato, né?
O mesmo vale para landing pages! Se possível, coloque os valores em colunas, evidenciando a diferença de cada valor/plano de pagamento. Os clientes gostam de opções, portanto é importante ter mais de um nível de valor de compra.
9️⃣ CTA final
Você pode repetir aqui o botão de CTA que usou lá no cabeçalho e incluir mais alguma chamada para algo mais leve, como inscrição do email.
🔟 Todo o resto
Use o espaço final da sua landing page para inserir quaisquer outras informações que você julgar importante. Em geral, o indicado é inserir um link para seu site, sua página “Sobre nós” e outras informações de contato, como redes sociais, e-mail e telefones.
✨ Exemplo de layout/wireframe para landing pages
Vamos a um wireframe, criado pelo autor do texto, levando em conta os 10 elementos que estudamos no artigo:
🔹 Cabeçalho
Título
Subtítulo
Chamada para ação (CTA)
Imagem/vídeo
🔹 Seção de problemas
Descreva o problema do cliente
🔹 Seção de solução
Apresente sua solução e destaque seus principais benefícios
🔹 Seção de construção de confiança
Inclua depoimentos e logotipos/emblemas de confiança
🔹 Seção do plano
Apresente um plano de três etapas para mostrar como é fácil trabalhar com você
Parágrafo explicativo
Esclareça sua oferta em linguagem simples e clara
🔹 Seção de preços (opcional)
Exibir opções de preços, se relevante
🔹 CTA final
Repita o botão de CTA inicial
✨ Dicas gerais para converter
Para criar uma landing page eficaz, a clareza é fundamental. Evite linguagem complexa e foque em resolver os problemas do visitante de forma direta e objetiva. Mantenha a página simples, removendo qualquer elemento que possa distrair da chamada para ação principal.
A consistência é chave. Utilize sempre a mesma chamada para ação em toda a página, evitando confundir o visitante.
A experiência do usuário é crucial. Certifique-se de que sua landing page seja otimizada para dispositivos móveis, garantindo uma visualização perfeita em diferentes telas.
A velocidade de carregamento também é um fator determinante. Uma página lenta pode afastar os visitantes. Invista em hospedagem de vídeo profissional para garantir a melhor experiência visual, adaptando-se à velocidade da internet do visitante.
__
Precisa de ajuda para montar uma landing page perfeita? Entre em contato com a SEO Happy Hour! Somos especialistas em otimização para mecanismos de busca e podemos te ajudar com otimizações de SEO para todas suas páginas!
📋 Melhore seus resultados de SEO com a SEO Happy Hour
Nós trabalhamos exclusivamente com consultoria de SEO.
Se você está precisando de ajuda com SEO, vamos conversar.
Atendemos empresas de todos os tamanhos, ajudando desde a auditoria técnica do site, migração de plataforma ou domínio, estratégia de SEO, até a revisão de textos no dia a dia.
Nossa consultoria é exclusiva para as necessidades de cada negócio e com certeza vai te ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
Entre em contato conosco respondendo este e-mail ou pelo formulário de contato.
Tenho certeza que juntos faremos seu negócio prosperar ainda mais.
🍻 Gostou do Happy Hour?
Obrigado por ler! Se você gostou do happy hour de hoje, encaminhe esse e-mail para um amigo ou amiga, compartilhe em suas redes sociais e mande o link para que ele ou ela possa se inscrever na newsletter também.
Não quer perder o próximo happy hour? Mova essa newsletter para a aba "Principal" do seu e-mail:
Para quem usa Gmail
No celular? Toque nos 3 pontos no canto superior direito, selecione "Move para" e, então, "Principal"
No PC? Volte para sua caixa de e-mail e arraste esse e-mail para a aba "Principal"
Acompanhe nosso trabalho:
Você pode aprender sobre SEO em todos esses lugares:
📽 Inscreva-se no Youtube: https://www.youtube.com/@seohappyhour
🍻 Linkedin do Rafael Simões: https://www.linkedin.com/in/cwbrafael
🖥️ Acesse nosso blog: https://www.seohappyhour.com/blog/
💡 Nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/company/seo-happy-hour/
📱 Instagram: https://www.instagram.com/seohappyhour
🤳 TikTok: https://www.tiktok.com/@seohappyhour
📧 Fale com a gente: contato@seohappyhour.com
🤝 Seja nosso cliente: https://bit.ly/consultoria-seo-happy-hour